segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

COGUMELOS BIOLUMINESCENTES


Durante a estação das chuvas, em algumas regiões do Japão, a floresta fica repleta de pequenas luzes nos troncos das árvores e no solo úmido.

Os cogumelos bioluminescentes crescem as centenas. O fenômeno se produz através de uma reação química produzida por uma enzima que emite uma luz que brilha em um tom esverdeado.




A razão para o fenômeno da bioluminescencia ainda não foi totalmente explicado cientificamente, mas de acordo com uma teoria, acredita-se ser uma resposta à necessidade de sobrevivência: quando brilha, o fungo atrai insetos que ajudam a dispersar os esporos em um ambiente onde a dispersão pelo vento é muito limitada.

Os cogumelos luminescentes só crescem em florestas nativas onde os seres humanos têm muito pouca interferência, e a sua descoberta é relativamente recente.


O fenômeno do fungo luminescente ocorre entre maio e julho , nas florestas da ilha Mesameyama em Ugui em Wakayama, mas exemplares foram encontrados nas zonas costeiras do sul da península Kii, em Kyushu e algumas outras regiões.



No Japão existem 10 variedades de fungos luminescentes. 64 espécies de cogumelos bioluminescentes foram descritas no mundo todo.

No Brasil,
um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Bioluminescência de Fungos, apoiado pela FAPESP e pelo Instituto de Química da USP, descobriu desde 2002, 12 novas espécies, uma delas a Mycena lacrimans, é uma rara espécie descoberta na Amazônia.

O Brasil contribuiu com um aumento de quase 20% nas espécies descritas e adicionou um novo genero, Gerronema.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...