sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fotografia intriga moradores de Imbituba



Um objeto estranho visto na Praia da Vila, em Imbituba, neste sábado, tem intrigado os moradores da região. 


A imagem feita pela secretária Camila Hemília Rucinski e postada no Facebook foi compartilhada por mais de 134 pessoas e teve centenas de comentários.


"Meu pai foi buscar o almoço em um restaurante na frente da praia e quando estava saindo o garçom chamou e perguntou há quanto tempo ele morava em Imbituba. Ele respondeu 30 anos e o garçom perguntou se ele já tinha visto aquela ilha e apontou para o mar. Ele ficou surpreso porque nunca tinha visto aquilo e o garçom disse que ficava coberto pelo mar e aparecia na maré baixa. Meu pai disse que não podia ser, porque era muito grande e, se fosse coberto na maré alta, o mar avançaria pela praia", conta Camila.

 
Camila foi levada pelo pai até a praia para tirar algumas fotos. "Mas fiquei muito nervosa e só esta foto ficou mais nítida. Voltamos algumas horas depois, por volta das 15h, com outra câmera, uma profissional, e não tinha mais nada. Meu pai ficou muito impressionado. Era muito nítido, parecia uma ilha, mas a Itacomi é mais longe, e horas depois tinha sumido", conta a jovem.

 
No Facebook, muitas pessoas tentavam explicar o que teria acontecido e que algo semelhante teria sido avistado em outras praias. 


Alguns chegaram a dizer que poderia ser uma ilusão de ótica, com o reflexo da imagem da ilha Itacomi, que fica próximo à praia. 


Outras pessoas disseram que poderia ser a monoboia da Petrobras. Alguns ainda apostavam em um submarino e outros diziam que poderia ser um extraterrestre.



 Ilha muda de forma em Laguna



O estranho objeto avistado sábado na Praia da Vila pode ser uma ilusão de ótica. A fotografia feita pela secretária Camila Hemília Rucinski não foi o único registro. Em Laguna, o fenômeno também foi visto e gravado pela dona de casa Patrícia Mello.

 
Patrícia fazia imagens das baleias francas que passeavam pela praia do Mar Grosso quando viu uma das ilhas mudar de forma. 


“Resolvi continuar gravando. Estamos passando uma temporada em Laguna e já vimos isso acontecer. É uma pequena ilha, menor que a dos Lobos e um pouco mais distante. Muitas vezes ela muda de forma, como se aparecesse e depois desaparecesse. É parecida com a publicada pelo DS”, conta Patrícia.

 
Também ao ver a imagem, o leitor Jean Carlos enviou e-mail sugerindo que o fenômeno possa ser o Fata Morgana. É uma espécie de miragem, uma ilusão de ótica que alonga miragem ou eleva objetos. Isso ocorre devido à inversão térmica (quando o ar frio é impedido de circular pelo ar quente. 


Ele se situa nas camadas mais baixas da atmosfera, próximo ao solo, criando uma espécie de lente). A ilha que possivelmente teria criado a ilusão de ótica seria a Itacomi, na divisa entre Imbituba e Laguna.



Física explica “ilha misteriosa”  


O estranho objeto avistado há uma semana em Imbituba, na Praia da Vila e em Laguna, no Mar Grosso, pode ser explicado pelas leis da Física. O mais provável é que tenha ocorrido uma miragem da ilha Itacami, localizada na divisa dos dois municípios.

 
Segundo o professor de Física e mestrando em Educação, Cléder Schulter, de Braço do Norte, a refração explica as imagens vistas nas duas praias. 


“A refração é o fenômeno onde um raio de luz muda de direção ao passar de um meio para o outro. Isso ocorre porque a luz apresenta velocidade diferente em diferentes meios. No caso da imagem formada no mar, o raio de luz não passou de um meio para outro, mas ali a refração pode ter sido causada devido à formação de “camadas” de ar de diferentes temperaturas, sendo que a temperatura do ar deve crescer com o aumento da altura em relação à superfície do mar”, explica Cléder.
 

As condições climáticas do dia teriam sido favoráveis à ocorrência da miragem, pois as temperaturas estavam baixas ao amanhecer e ao longo do período se elevaram, chegando próximo aos 30°C. 


“Cada camada de ar, com temperatura diferente, tem índice de refração diferente. A elevação de temperatura ocorrida pela manhã pode ter formado essas camadas de ar. Esse tipo de miragem é chamado de miragem superior, não é muito comum e ocorre em locais frios. Outro tipo de miragem, chamada miragem inferior, é bem mais comum, e é aquela que ocorre em dias muito quentes, quando vemos uma poça d’água no asfalto alguns metros à frente e que, quando chegamos mais próximo, percebemos que o asfalto está seco”, esclarece o professor.
 

No caso da miragem superior, o raio de luz sofre uma curvatura descendente provocada pela refração. 


“Isso faz com que a imagem seja vista acima da superfície. Ela (refração) também torna os objetos maiores e mais alongados. Talvez por isso a ilha tenha ficado mais visível e, aparentemente, mais próxima da praia”, afirma Cléder.

 Fonte: Diário do Sul

Um comentário:

Dante disse...

Quero cometar aqui que eu e minha irmã também tivemos uma visão muito parecida, de Laguna,na mesma direção. Isso aconteceu em fevereiro/2012.
Gostaria de entrar em contato com as pessoas que viram para troca de idéias.
dantebrog@hotmail.com
Dante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...