quinta-feira, 18 de abril de 2013

Descoberta galáxia que é verdadeiro "enigma" desde o Big Bang



Uma nova galáxia que fabrica estrelas a uma velocidade 2 mil vezes mais rápida do que a Via Láctea foi descoberta pelo telescópio da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). 


Chamada de HFLS3 e observada quando o Universo tinha menos de 1 bilhão de anos, ela é apenas um ponto na imagem capturada pelo telescópio espacial, de acordo com comunicado da ESA nesta quarta-feira.


Contudo, de acordo com pesquisadores, a aparência pouco "pomposa" desta galáxia não deve servir como motivo de decepção já que esta "pequena mancha é na realidade uma fábrica de estrelas que transforma furiosamente o gás em novas estrelas".


Apesar de sua "juventude", a galáxia recém-descoberta tinha então uma massa similar a da Via Láctea na atualidade, e, por este motivo, os pesquisadores acreditam que, com outros 13 bilhões de anos de crescimento, ela poderia ter se transformado na "galáxia de maior massa conhecida no Universo".


Essa dedução implica em um enigma pois, segundo as teorias atuais sobre a evolução das galáxias, nenhuma deveria ter essa massa em um curto período de tempo - em escala espacial - desde a explosão do Big Bang.


O que chamou a atenção dos cientistas foi o intenso brilho e também a cor vermelha desta galáxia quando comparada com outras como ela. 


Os especialistas defendem que se trata de uma "galáxia com foco estelar", ou seja, uma fábrica cósmica que produz o que depois se transforma em gerações de galáxias, estrelas e a maior parte da matéria conhecida. 


Os especialistas sabiam que existiam, mas nunca tinham descoberto nenhuma com idade tão avançada depois do Big Bang.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...