terça-feira, 16 de abril de 2013

Ritual de 'pajelança' leva bebê indígena para UTI no Acre


 O intérprete e os pais do bebê
 
Caso aconteceu em aldeia a três dias de barco de Manoel Urbano.  Gerente de unidade de saúde não relatou as sequelas existentes no bebê.
 
 
Um ritual de pajelança realizado da aldeia Piranga Velha, localizada a cerca de três dias de barco do município de Manoel Urbano, cidade distante aproximadamente 216 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre, causou sérios problemas a um bebê indígena da etnia Kulina de apenas seis meses de vida.


Com vários ferimentos pelo corpo, ele está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital da Criança, em Rio Branco, desde o dia 3 deste mês, segundo a gerente daquela Unidade de Saúde, Lorena Valença.


"Ela entrou em estado grave e continua assim. A equipe está tentando estabilizá-la, mas há o risco de morte", disse Lorena, sem especificar quais problemas foram identificados no pequeno indígena.


Os pais da criança, que não falam português, estão hospedados na Casa de Apoio à Saúde Índigena, também na capital.


Através de um intérprete, eles informaram que o ritual foi realizado pelo pajé da tribo, porque o bebê estava com muitas dores na barriga. O curandeiro teria feito várias sucções pelo corpo da criança, o que resultou em sangramento.


A Casa de Saúde do Índio (Casai) e a Fundação Nacional do Índio no Acre (Funai) não se manifestaram sobre o assunto.
 
 
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...