segunda-feira, 22 de julho de 2013

Após decapitado, verme gera novo cérebro e recupera velha memória




Um estudo conduzido por uma equipe de cientistas da Tufts University, de Massachussetts, nos Estados Unidos, destaca a habilidade da planária de manter memórias antigas mesmo após ter sua cabeça decepada e gerar novo cérebro.


A pesquisa foi divulgada na recente edição do "The Journal of Experimental Biology" e, segundo seus autores, pode ter papel importante no entendimento de como funcionam os processos de memorização e aprendizado.


No experimento, os vermes eram colocados em recinto aberto e com luz forte - um ambiente naturalmente evitado pelo animal. Lá, eles eram treinados durante duas semanas para achar o ponto em que o alimento estava armazenado.


Após a retirada das cabeças e da geração de um novo cérebro, as planárias levaram o mesmo tempo observado no treinamento para achar a comida, mostrando que a nova mente havia guardado as memórias antigas. 


O processo de regeneração da cabeça desse verme, que inclui o novo cérebro, demora 14 dias, o mesmo tempo do treinamento.


Para os pesquisadores, a descoberta indica que a planária armazena informações em outros órgãos além do cérebro ou que, durante o processo de treinamento, as informações são passadas do cérebro para seu sistema nervoso, que as transmite ao novo órgão gerado.
 
 
 
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...