quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cientistas conseguem clonar um rato utilizando uma única gota de sangue



A história da ciência avança vertiginosamente e o sucesso alcançado por um grupo de cientistas japoneses estabelece um novo marco na corrida pela manipulação genética. 


A novidade não é terem conseguido realizar a clonagem – a famosa ovelha Dolly foi o primeiro caso. Neste caso a clonagem foi feita a partir de um número reduzido de células fornecidas por uma gota de sangue, extraída da cauda do rato clonado. 


Ao contrário dos métodos utilizados até então, com base na transferência de células, e que acabavam matando o espécime doador, essa nova técnica, muito mais rápida e eficaz, conserva o animal em perfeito estado de saúde. 


Segundo os dados obtidos na experiência de laboratório, o rato resultante da clonagem se desenvolveu normalmente, alcançando sua maturidade reprodutiva em tempo certo. 


Espera-se que, no futuro, a nova técnica permita a realização de clonagens desse tipo sobre espécies de animais em perigo de extinção, o que contribuiria para a melhoria dos testes padrões científicos e, consequentemente, para a pesquisa de doenças.



Fonte: The History Channel

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...