segunda-feira, 15 de julho de 2013

Stonehenge foi submetido a alterações durante 1.500 anos, diz estudo



O círculo de pedras de Stonehenge, no Reino Unido, é tão majestoso e sólido que parece ter brotado pronto das entranhas da terra, mas um novo estudo reforça a ideia de que ele era uma espécie de "puxadinho" pré-histórico, constantemente remodelado ao longo de milênios. 


Usando datações de artefatos do sítio arqueológico, bem como sofisticadas análises estatísticas de dados obtidos por outros pesquisadores, a equipe liderada por Timothy Darvill, da Universidade de Bournemouth, propõe cinco grandes fases de construção antes que o círculo ganhasse a cara que tem hoje. 


A primeira teria começado por volta do ano 3000 a.C., e a última teria chegado ao fim em torno de 1500 a.C.


Editoria de Arte/Folhapress


Ou seja: Stonehenge começou a ser erguido uns 400 anos antes das primeiras pirâmides e teve seus retoques finais três séculos antes da Guerra de Troia. O esquema descrevendo a evolução do monumento foi publicado na revista científica "Antiquity".


A descoberta mais curiosa é que, no início, Stonehenge não era muito "stone": as pedras vieram mais tarde.


Refinando pesquisas anteriores, Darvill diz que a primeira fase do monumento envolveu o traçado de um círculo de terra em Salisbury, onde fica Stonehenge. Esse círculo, delimitado por uma valeta e uma trincheira, até hoje funciona como a "fronteira" definidora do sítio.


Além desse primeiro desenho, o monumento original pode ter recebido uma série de estruturas de madeira -postes ou estruturas retangulares-, e uma série de sepultamentos de pessoas cremadas também se deu nas fases posteriores de Stonehenge. Quem seriam os defuntos?


"É difícil de saber. Acredita-se que as pessoas enterradas ali tinham algum status especial, mas não sabemos qual", explica Darvill. Há túmulos de crianças, adultos e idosos dos dois sexos. "Pode ser que se trate de uma dinastia, ou dos xamãs e curandeiros que trabalhavam no local e conheciam seus segredos."


Grande parte das estruturas de pedra, em especial as trilíticas -as formadas por duas colunas com uma trave em cima-, vieram na fase 2, a partir de cerca de 2500 a.C.


É quando Stonehenge de fato se torna monumental, afirma o arqueólogo. "Depois disso, as pessoas começam a reajustar a estrutura básica."



ROCHAS REALOCADAS


 
Com o passar dos séculos, Stonehenge deve ter se tornado tão importante para o povo local que é provável que outro círculo de pedra da região tenha sido desmontado e que seus componentes, as rochas conhecidas como "pedras azuis", tenham sido transferidas e remontadas em Stonehenge. Além disso, construiu-se uma "avenida" para ligar o local de origem das "pedras azuis" ao grande círculo de pedra.


Darvill chega a comparar Stonehenge com uma catedral moderna, onde as pessoas podem se casar, batizar os filhos e ser veladas antes do enterro, e onde ocorrem coisas não religiosas, como manifestações políticas.


"Além disso, também sabemos que as estruturas de pedra integraram Stonehenge de forma mais direta com o calendário solar, com os solstícios e com os movimentos dos corpos celestes." Exemplo disso é o alinhamento de uma das entradas do local com o nascer do Sol no início do verão.


Seja como for, há sinais de que os nativos da região continuaram usando o círculo de pedra em seus rituais por quase o dobro do tempo que os católicos veneram os túmulos dos mártires no atual Vaticano, por exemplo.


Segundo Darvill, essa veneração de Stonehenge teria continuado no mínimo até o fim do domínio romano sobre os britânicos -ou seja, por volta do ano 400 da Era Cristã, cerca de 3.500 anos depois das edificações originais no sítio arqueológico.




Fonte: Folha de São Paulo

Um comentário:

Unknown disse...

Area de stonehenge com pedras de cinco metros com 26 toneladas, vejo está area com um grande sgnificado, se pesquizarmos direito veremos um rosto nesta imagem, um rosto que aparecera onde as pedras iriaõ brilhar... meu nome luis rublesperger ktbruce@ig.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...