segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Fantasma de rainha sem cabeça assombra palácio



Nobre foi decapitada durante a Revolução Francesa e ainda vaga pelos corredores do castelo.


Tem muita gente que sonha em viajar para a Europa e conhecer os famosos castelos e palácios da monarquia do Velho Mundo. Mas, você já parou para pensar em como deve ser assustador andar por aqueles corredores imensos e silenciosos durante a noite?


Não é atoa que muita gente diz que já encontrou vários fantasmas nesses lugares. Talvez um dos mais célebres fantasmas seja o da Rainha Maria Antonieta. Tem gente que jura que já viu a defunta tomando chá com outros fantasmas!


Maria Antonieta sempre fascinou o mundo. Sua imagem inspira, até hoje, filmes, coleções de roupas, decoração, móveis e até mesmo a culinária. Mas para quem visita o Palácio de Versalhes, onde ela morou enquanto rainha, lembra mesmo é de sua figura fantasmagórica.


Ela foi decapitada durante a Revolução Francesa em 1793 e desde essa época existem relatos de visitantes e moradores sobre suas aparições.



Maria Antonieta era uma rainha que escondia uma grande tristeza. Afastada de sua família, que governava a Áustria, para se casar com Luís XVI, ela sofreu com fofocas e com o rígido protocolo de etiqueta da Corte Francesa.


Confinada em uma vida burocrática, foi muito criticada por demorar para ter um herdeiro. Nos tempos livres se dedicava a música, teatro e, é lógico, as roupas e festas.


A imagem que temos hoje da ex-rainha é de uma mulher alegre, egocêntrica e esbanjadora, mas isso não quer dizer que seus anos no imenso Palácio de Versalhes tenham sido fáceis.


Os visitantes que estavam em Versalhes na ocasião do 216º aniversário de Maria Antonieta ficaram de cabelos em pé, ao ver a figura da rainha vagando pelos frios corredores.




Já no final do dia, próximo a hora em que o Palácio encerra as visitas, um grupo de turistas britânicos avistou Maria Antonieta tomando chá junto com um grupo de fantasmas no Le Petit Trianon, o mini palácio privativo da nobre.


Quem visita o Le Petit Trianon, mesmo nos dias mais quentes do verão europeu, diz que sente um enorme frio nas alas mais íntimas da rainha.




Os vigias noturnos do Palácio dizem que é possível ouvir o barulho de um choro durante a noite, que é atribuído a um dos filhos da rainha que morreu ainda criança.


Na Sala da Ópera do Palácio visitantes dizem que nas noites do aniversário da Rainha é possível ouvir um leve som de instrumentos musicais.



Os especialistas em fantasmas da internet tentam desvendar e entender o porque das aparições da Rainha.


Algumas datam de 1901, onde um grupo de turistas avistou Maria Antonieta desenhando debaixo de uma das árvores do jardim.


Muita gente diz que a forma como Maria Antonieta foi caluniada e morta a fizeram ficar presa na Terra.


Quando foi presa e condenada pela Revolução Francesa, ela foi acusada de esbanjar o dinheiro público e de ter uma relação duvidosa com seu filho. Bobagens. Mas isso degradou a Rainha que ficou magra, deprimida e com graves problemas psicológicos.


Na internet, o site Marilynztomlins chegou a seguinte conclusão: Maria Antonieta foi levada, em praça pública, até a guilhotina, em 16 de outubro de 1793, onde perdeu a cabeça. Ela morreu aos 37 anos de forma brutal e, sem se conformar, ainda vaga pelo Palácio de Versalhes.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...