segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Goiás é o Estado brasileiro com mais casos de aparições de discos voadores, diz a Aeronáutica



O território do Estado de Goiás, com Brasília incluída, é a região do país que mais teve aparições de discos voadores – pelo menos 113 registros anotados pelas autoridades da Aeronáutica de 1952 até 2010.


Os dados estão no Arquivo Nacional, na capital federal, onde foram finalmente liberados ao conhecimento público através da Lei de Acesso à Informação.


São 2.600 páginas de relatórios da Força Aérea Brasileira, catalogando todos os avistamentos de objetos voadores não identificados nos céus brasileiros.


Goiás aparece com destaque, inclusive, na famosa “noite dos discos voadores”, episódio ocorrido em 19 de maio de 1986, quando um enxame de OVNIS circulou entre São Paulo e o espaço aéreo goiano. 


Naquela noite, houve decolagem de caças da FAB, que partiram do Rio e da base aérea de Anápolis para investigar os objetos luminosos que foram avistados, todos com as mesmas características: moviam-se ora rapidamente ora quase pairando no ar, mudavam de cores, de branco para vermelho, passando pelo verde, e descreviam zigue-zagues, sempre em grandes quantidades, agrupando-se e se separando com uma velocidade incompatível com aeronaves convencionais.


No passado, a FAB chegou a ter um órgão específico para investigar OVNIS, o Sioani, que foi fechado em 1972.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...