quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Descoberta a origem do misterioso besouro da tumba de Tutancâmon




Pela primeira vez na história, a ciência conseguiu encontrar o fragmento de um cometa que caiu na terra.


A descoberta foi baseada no trabalho realizado por uma equipe sul africana que desvendou a misteriosa origem das pedras preciosas que eram utilizadas durante o Antigo Egito para fabricar joias: os efeitos do forte impacto de um cometa que se chocou no atual deserto do Saara, há 28 milhões de anos.


Em consequência do choque, uma área de 6 mil quilômetros quadrados ficou lotada de pedras amarelas, conhecidas como vidro da Líbia, que na verdade, são resultantes da cristalização da areia em função das altíssimas temperaturas provocadas pela eclosão.


A histórica descoberta foi determinada por uma pequena pedra negra, encontrada há alguns anos por um geólogo no sudeste do Egito.


Apesar de ter sido associada a algum tipo de meteorito, estudos mais aprofundados revelaram que na verdade, trata-se do primeiro pedaço macroscópico do núcleo de um cometa que o homem já teve acesso.


Além disso foi possível descobrir um dos últimos mistérios da tumba de Tutancâmon, ao detectar a origem da pedra em forma de besouro do cordão com a qual o faraó foi enterrado: saíram das gemas formadas após o choque do cometa na Terra.


Um comentário:

~ Starseed ~ disse...

Saber disso dá asas à imaginação. Já ouvi falar de faraós com pedras preciosas que não eram daqui e tinha achado que poderia ser uma das provas de contato alienígena.
Sem comparação o blog, parabéns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...