quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia das Bruxas é comemorado com religiosidade e rituais místicos em SP










O que parece uma casa residencial no bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, é na verdade o ponto de encontro de um grupo de bruxos e bruxas, seguidores da religião Wicca. 


Em cômodos cheirando a incenso, eles realizam rituais de bruxaria moderna e adoram a Deusa Tríplice (virgem, mãe e velha sábia) e o Deus Sol.


Enquanto a escola infantil ao lado se prepara para comemorar o Halloween com enfeites de abóbora e doces para crianças, à moda norte-americana, os verdadeiros bruxos iniciam a celebração do casamento entre o Deus e a Deusa, comemorado no dia 31 de outubro. 


No hemisfério Norte, a data também é celebrada pelos wiccanianos, mas lá o motivo é a morte do Deus e o fim do calendários dos povos celtas, que foram os percursores da bruxaria há mais de 5.000 anos.


No Brasil, a prática de Wicca está dividida entre grupos que seguem diferentes tradições. Alguns deles acompanham o calendário do hemisfério Norte. 


Portanto o Dia das Bruxas também é comemorado aqui como o início de um novo ano, explica o idealizador do Templo de Wicca Eleusiana Faces da Lua, Edu Scarfon.


Algumas bruxas modernas praticam a bruxaria sem seguir a religião Wicca. A Universidade Livre Holística Casa de Bruxa, em Santo André, no ABC paulista, oferece um curso de bruxaria natural que, em 12 meses, ensina os alunos a usar ervas, pedras e a magia elemental, que invoca os poderes da água, da terra, do fogo e do ar. 


Para Tânia Gori, diretora da universidade, a bruxaria é uma filosofia de vida que usa a magia para ajudar as pessoas.


Bruxas por profissão ou por vocação e simpatizantes à bruxaria natural comemoram o Halloween em uma festa que reúne aproximadamente mil pessoas em um campo de futebol em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. 


Tânia, que organiza o evento há 17 anos, diz que o objetivo é comemorar a chegada do novo ano com rituais em torno de fogueiras e caldeirões e também com muitas brincadeiras.


Para aqueles que temem ser vítimas de feitiços realizados por bruxas, Scarfon explica que o único dogma wiccaniano defende que "sem nenhum mal causar, faça o que desejar". 


Orientação que significa não prejudicar a natureza, outras pessoas e a si mesmo. Além disso, tudo o que é desejado retorna em triplo, alerta o sacerdote Wicca.



Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...