sábado, 5 de outubro de 2013

Farsa revelada! Fotógrafo admite ter criado uma imagem falsa sobre o monstro do Lago Ness




O monstro do Lago Ness é um personagem que há anos suscita um debate entre céticos e crentes sobre sua existência.


Ele era, até então, um dos maiores mistérios da criptozoologia (ciência que estuda animais lendários ou hipotéticos).


Contudo, pode ser que o mistério tenha finalmente chegado ao fim. George Edwards, de 61 anos, confirmou que a fotografia considerada a “mais convincente que comprova a existência do monstro Ness”, na verdade passa de uma grande farsa.


A imagem do capitão vai agora se juntar a uma série de outras falsificações, incluindo a notória imagem feita pelo Dr. Robert Kenneth Wilson, em 1934, no qual mostrava a cabeça do monstro do Lago Ness.


Em agosto de 2012, Edwards produziu e publicou uma imagem que levava as pessoas a acreditarem que o monstro Ness realmente existia.
 
 
Nesta semana, Edwards admitiu a farsa sem demonstrar nenhum remorso: “Fiz por diversão. Estou muito feliz em fazer parte da galeria dos bandidos, juntamente com o cirurgião que produziu a melhor imagem conhecida do monstro no mundo”, declarou Edwards. “Eu não tenho nenhum sentimento de culpa em relação a isso”.


Na época em que Edwards divulgou sua imagem, ele foi enfático ao afirmar que a foto era real.


Na verdade, o motivo para toda a farsa era apenas um: atrair mais turistas ao Lago Ness. George passa praticamente a vida no lago, cerca de 60 horas por semana levando turistas em seu barco Nessie Hunter IV, e ao longo dos anos já levou inúmeros curiosos à caça do monstro.


Segundo Edwards, o mistério em torno do monstro traz mais turismo para a área.


Embora tenha admitido que a foto não se trata do monstro, Edwards afirma que trata-se de algum animal, e não descarta a possibilidade de existirem “criaturas estranhas” nas profundezas do lago.


“Tenho amigos nos EUA que tem amigos nas forças armadas. Eles analisaram a minha foto e não têm dúvida que se trata de um objeto animado na água. Eu estava realmente animado, como ainda tenho certeza de que algumas criaturas estranhas estão à espreita nas profundezas do lago Ness”, declarou.


A imagem mostrava uma corcova misteriosa se movendo na água em direção ao Castelo de Urquhart.


Na época da divulgação da imagem, o especialista Steve Feltham, que dedicou seus últimos 22 anos à caça do lendário monstro havia afirmado que “era a melhor fotografia que eu já tinha visto. As imagens são fantásticas, este é o animal no qual venho procurando todo esse tempo”.


Nesta semana, Feltham veio à público declarar que a farsa prejudica a credibilidade não apenas de Edwards, como também da história do próprio monstro.


“Quando você lê isso nos jornais, as pessoas pensam que se trata apenas de um conto de fadas, mas se você ler os relatórios e livros, você estará mais propenso a pensar que algo está lá para ser explicado. Ele (Edwards) deveria apenas fazer passeios com as pessoas, e não se passar por um farsante e mentiroso”, disse Feltham.


No passado, Edwards havia criticado a comunidade turística da região que possuía uma postura muito “científica” em relação à caça de Nessie, ao invés de uma abordagem mais divertida sobre o assunto.


“Eles deveriam parar de levar isso tão a sério”, disse Edwards.


Agora que a imagem divulgada por Edwards foi confirmada como uma brincadeira, uma nova teoria surgiu alegando que ele na verdade não viu nenhum animal no lago, e que a foto trata-se de uma montagem feita por ele extraída de um documentário do National Geographic chamado “Truth Behind the Loch Ness Monster” (A verdade por trás do monstro de Loch Ness), de 2011.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...