quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Descoberto santuário que marca o local de nascimento de Buda









Uma estrutura de madeira antiga que pode ter marcado o local de nascimento de Buda foi descoberta no Nepal. A nova descoberta pode ajudar a identificar o período em que o líder espiritual nasceu.


Carvão vegetal e grãos de areia de uma estrutura de madeira no Templo Maya Devi em Lumbini, no Nepal, datam do século VI AC, de acordo com o estudo publicado na edição de dezembro da revista Antiquity. 


O antigo edifício pode ter sido um santuário construído para colocar uma árvore a que a mãe de Buda se agarrou, durante o nascimento do seu filho. Anteriormente, o local, que foi amplamente considerado como sendo o local de nascimento de Buda, continha elementos de prova que remontavam apenas para o século III AC.


"Muito pouco se sabe sobre a vida de Buda, exceto por meio de fontes textuais e da tradição oral" afirma o co-autor Robin Coningham, arqueólogo da Universidade de Durham, na Inglaterra. "Agora, pela primeira vez, temos uma sequência arqueológica em Lumbini, que mostra uma estrutura do século VI AC".


Segundo a tradição, Buda começou a vida como Siddhartha Gautama, um príncipe que foi enclausurado num palácio e protegido de todo o sofrimento. Ele ficou desencantado com as armadilhas do mundo ao seu redor depois de deixar o palácio e ver que todas as pessoas, eventualmente, sentiam dor, ficavam doentes e morriam. 


Depois de anos de peregrinação como asceta, ele finalmente alcançou a iluminação enquanto meditava sob uma árvore. Mas os arqueólogos tinham encontrado poucos vestígios da vida de Buda. 


Um pilar de arenito do século III AC no Templo Maya Devi afirmava que o local era o lugar onde a mãe do Buda, a rainha Maya Devi, deu à luz Buda enquanto se agarrava a uma árvore no jardim de Lumbini. A maioria dos historiadores acreditam que o Buda nasceu mais cedo do que isso.


Para ver se havia evidência mais antiga, a equipa de escavação no local - que trabalhava entre os monges a meditar, descobriu os restos de um antigo edifício de madeira enterrado sob uma série de edifícios de tijolo. A estrutura de madeira continha um espaço aberto ao centro e era provavelmente aberta na parte superior. 


Uma análise posterior revelou a presença de raízes de árvores no centro. A equipa datou a estrutura usando níveis de radioatividade nos minerais e a proporção de isótopos de carbono, a partir de carvão e grãos de areia. Os pesquisadores concluíram que a estrutura mais antiga datava do século VI AC. 


A nova descoberta pode ajudar a ancorar o nascimento de Buda no tempo. O local, com os seus séculos de santuários, também pode revelar a evolução do budismo a partir de um culto local para uma religião mundial, escrevem os autores no artigo.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...