sexta-feira, 18 de abril de 2014

Jesus teria sido crucificado em posição diferente da que todo mundo pensa?









Estudo sugere que Cristo pode ter sido pregado à cruz com os braços mais elevados.


Um dos símbolos mais reconhecidos do cristianismo é a imagem de Cristo crucificado na qual ele aparece preso à cruz com os braços abertos em forma de “T”. 


No entanto, segundo o New Scientist, registros históricos apontam que nem todo mundo era pregado à cruz dessa forma, com os membros estendidos na altura dos ombros, e inclusive existem figuras e pinturas que retratam Jesus com os braços posicionados acima da cabeça, formando um “Y”.


Aliás, de acordo com a matéria, novas análises realizadas com o Santo Sudário — relíquia histórica que muitos cristãos acreditam ser o tecido que envolveu o corpo de Jesus — sugerem que o homem envolto nesse material teria sido crucificado com os braços mais elevados, formando um “Y”, e não um “T”. Confira o vídeo a seguir:




De acordo com o New Scientist, os pesquisadores analisaram minuciosamente as manchas de sangue deixadas no Sudário para, desta forma, tentar determinar como o sangue de um indivíduo escorreria dependendo da posição na qual ele se encontrava preso à cruz. 


Os cientistas concluíram que o sangue presente no manto de Turim corresponde às manchas deixadas por alguém crucificado com os braços mais elevados, formando um “Y”.


Os pesquisadores também concluíram que essa posição, além de dificultar a respiração do crucificado — e provavelmente provocar sua morte por asfixia —, resultaria muito mais dolorosa do que a posição em “T”.


Evidentemente, muita gente acredita que o Santo Sudário seja uma farsa criada durante a idade média. 


Caso seja assim, a descoberta sobre as manchas pode ser uma evidência de que os criadores do manto realmente desejavam enfatizar a dor e o sofrimento de Cristo. 


De qualquer forma, a descoberta também abre novas possibilidades para a discussão sobre como a crucificação pode ter acontecido e como Jesus morreu.



Fonte: Megacurioso

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...