sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Gatos acompanharam vikings em suas conquistas

 
 
Nova pesquisa indica que felinos faziam companhia aos marinheiros.
 
 
Bem antes de se tornarem símbolos da cultura da internet, os gatos estavam viajando por ai ajudando povos antigos a conquistarem o mundo. É o que mostra um estudo apresentado semana passada no Simpósio Internacional de Arqueologia Biomolecular na Universidade de Oxford, na Inglaterra.


A pesquisa — que ainda precisa ser revisada por profissionais da área para ser publicada — foi realizada por arqueólogos do Instituto Jacques Monod, na França, que sequenciaram os DNAs de gatos que viveram entre 15 mil e 3,7 mil anos atrás.


"Nós não sabemos a história dos gatos antigos. Não sabemos quais são suas origens ou como eles se dispersaram pelo mundo", disse a pesquisadora Eva-Maria Geigl, do IJM, em entrevista à Nature.


As evidências encontradas até então indicam que os felinos foram domesticados pelos egípcios por volta de seis mil anos atrás. O que a equipe de Geigl fez foi analisar os DNAs mitocondriais dos restos de 209 gatos de 30 sítios arqueológicos da Europa, Oriente Médio e África.


A partir das análises, os cientistas chegaram à conclusão de que as populações de gatos cresceram em duas ondas. Eles sugerem que, após serem domesticados, os gatos se espalharam pela Eurásia e pela África.


Os humanos teriam, então, percebido os benefícios de ter os gatos por perto. Para os marinheiros, por exemplo, era uma ótima forma de manter os ratos longe dos mantimentos nas viagens.


Os vikings faziam parte dessa saga: a equipe de Geigl encontrou restos de felinos com esse tipo de DNA em um sítio arqueológico viking no norte da Alemanha, o que é um forte indício de que os felinos podem ter acompanhado muitas expedições ao redor do mundo.


O estudo ainda precisa ser aprovado para ser publicado por um periódico, mas pode abrir um caminho para melhorar a compreensão que os humanos têm da história dos felinos antigos.




Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...