terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lagarta estranha chama atenção em sítio em Lages (SC)



Lagarta chamou atenção. (Foto: Kayque Chimilosk)


Foto: Sibelly Ribeiro


Uma espécie estranha chamou atenção em um sítio na localidade de Lages, em Santa Catarina. Em uma parreira de uvas, foi encontrada uma lagarta com formato curioso, que ganhou o apelido de "cobra lagarta".

Sibelly Ribeiro, de Lages fotografou a criatura que chamou a atenção de todos no sítio de seu pai, localizado na cidade de Salete (SC), no vale do Itajaí.

O biólogo Carlos Campaner, da Universidade de São Paulo (USP), esclarece o mistério: trata-se de uma lagarta de lepidóptero, conhecido popularmente como borboleta, da família Papilionidae.

O animal da foto foi achado em um parreiral, mas a espécie pode aparecer em outros ambientes. "É um bicho relativamente comum e pode ser encontrado em vários tipos de vegetação, como, por exemplo, abacateiros e mangueiras", explica o biólogo.


Fonte: G1/Terra


13 comentários:

Claídes.ee disse...

Também encontrei uma lagarta parecida com esssa, em um limoeiro, aqui em Santa Izabel do Oeste, Sudoeste do Paraná. O estranho é que a língua dela é igual a de uma cobra, e quando eu mexia nela, punha a lingua pra fora, como uma cobrinha.

Renato Emanuel disse...

E eu encontrei uma aqui em São José dos Campos-SP. Vou te dizer uma coisa... é feio pra caramba!!!! rsrs

salete crespin disse...

também encontrei aqui em Santa Maria-RS em um parreiral

Bruno MATHEUS CORGOZINHO ARAÚJO disse...

Encontrei muitas no meu parreral em Sete lagoas-MG, será que tem queima?

Bruno MATHEUS CORGOZINHO ARAÚJO disse...

Encontrei no meu parede aqui em Sete lagoas - MG, será que queima?

Erismar Santos disse...

Linda camuflagem, serve para confundir e afastar os predadores.

thiano leite disse...

encontrei na parreira de minha casa aqui em Alegrete - RS

Gustavo Câmara disse...

Achei duas juntas aqui no Novo Mundo Goiânia

Unknown disse...

Encontrei uma hoje no meu pé de uva o pé re uva naceu Em cima do meu muro a tava cortando ele para por ele no pareral e quase no final do trabalho encontrei e chamei meu avô a falei que tinha encontrado uma cobra que se tratava-se e uma Cascavel kkk ai no que fui retirar eu vi que era uma largada mais conhecida como mandruva

Carlos Nascimento disse...

Olá! Achei uma lagarta dessa no quintal de casa. No fundo de casa Tenho uma parreira de uva, uma mangueira e um pé de limão. Gostaria de saber se esse tipo de lagarta traz alguma doença, pois tenho crianças em casa? Obrigado.

Carlos de Castro disse...

http://hypescience.com/13-lagartas-toxicas-que-voce-nao-deve-tocar/

Cesar Crash disse...

Só que o biólogo consultado está enganado. Esta lagarta é Sphingidae, não Papilionidae: http://www.insetologia.com.br/2015/08/lagarta-serpente-eumorpha-em-sao-paulo.html Elas não expõem a "língua" (osmetério) como as Papilionidae.

wilson rodrigues ribeiro dos santos disse...

Bom dia sou de Alegrete RS achei um bicho desses aqui no muro de casa, eu gostaria de saber si este tipo de bicho queima?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...