sexta-feira, 16 de março de 2012

Cientistas acham nova espécie de anfíbio em estádio do Bronx

A nova espécie de sapo encontrada por pesquisadores americanos no bairro do Bronx, em Nova York


O estádio de beisebol Yankee, no bairro nova-iorquino do Bronx, serviu de moradia para uma nova espécie de sapo que só agora foi reconhecida cientificamente.

"Isso mostra que há ainda novas e importantes espécies esperando para serem descobertas nas grandes cidades norte-americanas", comentou o biólogo Brad Shaffer, da UCLA (Universidade da Califórnia), que não fez parte da identificação do anfíbio.

O animal poderia ter vivido em locais com mais verde que estão próximos a Nova York, mas escolheu viver em um dos pontos turísticos e esportivos mais conhecidos da cidade.

A bióloga Cathy Newman, da Universidade Estadual da Louisiana, é a autora principal do estudo, publicado na revista "Molecular Phylogenetics and Evolution".

Ela conta que foi procurada pela colega Jeremy Feinberg, da Universidade Rutgers, para tratar de sapos que pareciam ser diferentes.

Uma das primeiras pistas de que seria uma nova espécie foi o coaxar diferenciado. Não se parecia como o de um sapo-leopardo: o som emitido era mais curto do que o prolongado típico dessa espécie. A confirmação veio depois com uma análise comparativa com o DNA.

"Eu estava esperando encontrar um dos sapos-leonardo [há os dos noroeste e sudoeste na área] que, por alguma razão, tinha um comportamento atípico ou que fosse um híbrido", disse Newman.

"Foi realmente uma surpresa uma vez que obtivemos dados que sugeriam fortemente que [o anfíbio] era uma nova espécie. É fascinante em uma área pesadamente urbanizada [como aquela]."

O nome do bicho ainda não foi escolhido.



Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...