quarta-feira, 2 de maio de 2012

Navio romano com contrabando levantado do fundo do mar

 Marausa Lido


No século III a.C. ao largo da costa do resort moderno de Marausa Lido, perto de Trapani (Sicília) naufragou um navio comercial. Seis meses atrás os cientistas levantaram o barco do fundo de 7 metros, encontrando a bordo um contrabando.



Oficialmente o navio transportava nozes, figos, azeitonas e azeite em vasos de tamanhos diferentes, mas além deles os marinheiros levaram muitos tubos de terracota do Norte da África para Roma, que na altura eram utilizados na construção para reduzir a pressão das abóbadas.



O fato é que no Norte da África tais tubos custaram um quarto do que pagavam em Roma. Mas as autoridades fecharam os olhos para tal contrabando, sendo que esta foi uma última oportunidade para os marinheiros pagarem suas despesas.



Todas as cerâmicas, incluindo o contrabando, bem como vasos, estão perfeitamente preservados. O navio foi encoberto por uma espessa camada de lodo, deixando a construção de madeira intacta. Após a restauração, que levará cerca de dois anos, os cientistas receberão o mais preservado navio romano de todos os descobertos.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...