segunda-feira, 23 de julho de 2012

Onça parda assusta moradores de Goioerê no Paraná



Uma onça parda tem rondado sítios de Venda Branca, uma localidade na zona rural de Goioerê (a 163 km de Maringá). Ela já foi vista por moradores várias vezes. 



"Um dos agricultores conta que já a viu da janela de sua casa duas vezes. Em uma das situações ela estava correndo atrás de animais da propriedade. Ao perceber a presença humana, fugiu para dentro de um milharal", conta o soldado Edson Mendes, da Polícia Ambiental de Campo Mourão.



Apesar do susto, o animal não tem apresentado perigo para os moradores, apenas para os animais das propriedades. Preocupados, os agricultores pediram ajuda do Corpo de Bombeiros Comunitário e da Polícia Ambiental.



"Infelizmente não podemos fazer nada. Não podemos capturar um animal selvagem que está em seu habitat natural", explica o soldado Mendes. Segundo ele, a Onça Parda é comum na região de Campo Mourão e em todo o Estado. 



"A depredação estava ameaçando a espécie, mas os trabalhos de recuperação de matas aumentou a sua população. Agora elas rondam propriedades rurais em busca de alimentos", conta.



Segundo o policial, a onça não costuma atacar pessoas, mas é bom se prevenir. "Nunca tivemos casos na região, mas aconselhamos as pessoas a não andarem sozinhas à noite em locais onde ela habita, afinal, não se pode prever a reação de um animal com medo e fome", diz.




A Polícia Ambiental fará agora um trabalho de conscientização junto aos moradores para não abaterem a onça. 



"É importante saber conviver com os bichos. Matar um animal silvestre em seu habitat é crime e rende multa de aproximadamente R$ 5 mil. Recentemente multamos um agricultor que matou uma onça em Roncador", conta Mendes.



Para os moradores, a Polícia Ambiental recomenda algumas medidas para garantir a própria segurança e também a dos animais da propriedades. 



"Quando avistar a onça recomendamos soltar fogos de artifício para afugentá-las. É importante também deixar os animais presos à noite, de preferência em locais iluminados, para que ela possa ver que o bicho não está sozinho".



Mulher morre no sudoeste



Uma mulher de 80 anos foi atacada e morta por uma onça parda na zona rural de São Jorge d’Oeste, no sudoeste do Paraná. 


O ataque ocorreu no final de junho. Um laudo das pegadas e das mordidas no corpo da vítima certificou que o animal era uma onça. Segundo a Polícia Ambiental, é muito difícil esse tipo de animal atacar pessoas.




Fonte:  O Diário

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...